Como evitar que os clientes desistam da compra na sua loja virtual

Como evitar que os clientes desistam da compra na sua loja virtual

Como evitar que os clientes desistam da compra na sua loja virtual

Publicado em 15 maio 2019

Estima-se que a maior parte dos consumidores desistem das compras online nas retas finais do processo. Isso é, o usuário busca por um produto, acessa o seu site, navega por ele, vê o produto, coloca no carrinho de compras e abandona depois, levantando um grande dúvida na cabeça de muitos gestores: Se o e-commerce é uma forma mais fácil, rápida e por vezes até mais barata de adquirir o que deseja, porque percorrer todo esse caminho e desistir logo no final?

Muitos estão acessando, mas as compras não chegam no carrinho?

Atente-se para as informações dos produtos!

Se a sua loja virtual possui um bom número de acessos mas os produtos não chegam nem ao carrinho, é importante verificar se não estão faltando informações sobre a empresa e nas descrições dos produtos. Quando se compra pela internet, o consumidor precisa certificar que sua loja é confiável e se o seu produto vai corresponder com as expectativas dele. Por isso, não deixe de inserir informações sobre sua empresa e também opiniões ou depoimentos de clientes que fizeram uma compra ali. Além disso, o produto precisa ter fotos e descrição detalhada, que correspondem com a realidade.

Se a sua loja possui boa avaliação dos clientes, descrição detalhada dos produtos e informações relevantes disponíveis, o que pode estar impedindo a compra?

Para responder essa pergunta, vamos listar os principais motivos dos clientes desistirem da compras online e como você pode reverter essa situação na sua loja virtual.

  1. Valor do frete é determinante

O usuário encontrou o que precisa e está disposto a pagar pelo produto, mas quando calcula o frete e o custo do transporte fica acima do esperado, o ânimo em fazer aquela compra despenca. É uma situação bem compreensível, pois muitas vezes o valor do frete acaba ficando tão caro quanto o produto em si e simplesmente a compra passa a não valer a pena mais.

O ideal nesse caso, é procurar formas de diminuir o valor do frete, negociar com mais de uma transportadora e também avaliar a probabilidade de promoções com frete grátis para compras acima de um determinado valor.

  1. Método de pagamento limitado

Um dos principais motivos é a limitação dos métodos de pagamento, uma vez que isso limita também os consumidores que podem comprar na sua loja. Nesse caso, a solução é simples: oferecer maior variedade de métodos de pagamento (cartão de crédito, boleto bancário, PayPal, etc).  

  1. Atendimento eficaz e políticas simples

Pode ser que o usuário precise de uma informação ainda mais detalhada e não obter um atendimento rápido e eficaz pode também ser determinante para a desistência. Invista em um bom serviço de perguntas e respostas e atendimento online, que irá atender seu público fornecendo a ajuda que ele precisa, de forma atenciosa e personalizada. Muitas vezes o cliente busca por algo que não sabe, com certeza, se irá servir, então ter uma política de compras e devolução simples e clara também é essencial para o usuário sinta firmeza e confiança na empresa.

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